Blog

Carro verde representando sustentabilidade

Sustentabilidade: o que é, como funciona e exemplos/desafios da indústria automotiva


Sustentabilidade é a palavra do futuro. É o que dizem desde sempre.

Acontece que o futuro chegou e não há mais tempo para adiar uma mudança de atitude, sob pena de prejudicar ainda mais o planeta e de maneira irreversível.

Aliás, você sabe o que é sustentabilidade?

O mantra que muitas pessoas ecoam, relacionando o termo às pautas ecológicas, não está errado, mas é preciso entender que o conceito vai além e é sobre isso que vamos tratar neste conteúdo.

A indústria automotiva se inclui dentro desse contexto e já é possível ver movimentos que vão ao encontro de um desenvolvimento mais sustentável.

Aposto que você ficou curioso para ficar por dentro desse tópico tão atual.

Então, continue na leitura do artigo e desfrute! 

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é uma palavra ligada à manutenção ou à conservação de uma situação durante um longo período, evitando as principais ameaças.

Por exemplo, no âmbito ecológico, a sustentabilidade está muito relacionada ao entendimento de que os recursos naturais não durarão para sempre.

Já no contexto econômico, por outro lado, o termo busca amparo numa mudança do padrão mundial de consumo e de produção, visto que o atual não teria como se manter.

Aqui, podemos fazer um paralelo com a indústria automotiva e a busca por modelos mais sustentáveis de produção, com o desenvolvimento de veículos híbridos, como o Toyota RAV4 Híbrido e o Toyota Camry, e 100% elétricos, por exemplo. 

Sustentabilidade 4.0

Sustentabilidade é uma pauta que está em destaque e, até por isso, gera muitas interpretações.

Entre essas diferentes formas de ver o conceito, surgiu a Sustentabilidade 4.0, que é como se fosse uma atualização do termo. Nela, a responsabilidade social está em destaque e reforça que cada um tem um papel na criação de hábitos mais conscientes.

Significa se incluir dentro de um sistema, desenvolver uma função ecológica e não apenas usufruir dos recursos ambientais sem dar nada em troca.

A autora Magda Maya fala sobre isso em seu livro “Sustentabilidade 4.0: o novo mindset do desenvolvimento sustentável”.

Impossível falar do âmbito individual, sem falar das empresas e a sua função em meio a essa tendência também.

No ambiente corporativo, sustentabilidade e responsabilidade social devem fazer parte da cultura organizacional de uma empresa e também dialogam com outros temas importantes como compliance e governança ambiental, social e corporativa (ESG).

O tripé do desenvolvimento sustentável: lado ambiental, econômico e social

Já faz um tempo em que a sustentabilidade passou a ser usada também como um adjetivo de desenvolvimento.

O desenvolvimento sustentável, segundo John Elkington em sua obra “Sustentabilidade: Canibais com garfo e faca”, deve ser sustentado por três pilares que se inter-relacionam.  

Vamos a eles: 

Ambiental

Respeitar os limites biológicos dos ecossistemas. Ou seja, garantir que haja um impacto mínimo causado ao meio ambiente e utilizar meios de compensar o prejuízo causado.

Por exemplo, utilizar menos água na pintura, forjamento e outros processos dentro da cadeia produtiva automotiva.

Econômico

Buscar sempre a ecoeficiência, o que significa diminuir o número de recursos naturais utilizados sem perder o ritmo do crescimento econômico.

Combater o desperdício e investir na reciclagem de peças e componentes é um exemplo que pode ser implementado na indústria automotiva.

Social

Pensar na sociedade como um todo, assegurando que as futuras gerações tenham acesso às mesmas condições que as atuais.

Investir na produção de veículos híbridos e 100% elétricos é uma maneira de diminuir a emissão de C02 e amenizar as mudanças climáticas para nossos filhos e netos.

Vale um registro aqui: as ideias de Elkington não abarcavam, por exemplo, aspectos culturais e tecnológicos, que também merecem atenção. 

Sustentabilidade: exemplos e desafios da indústria automotiva 

É possível ver exemplos de sustentabilidade em diferentes setores da sociedade, conforme os exemplos já citados anteriormente.

No caso da indústria automotiva e, mais particularmente, na Toyota, o Sistema Híbrido THSII é um exemplo, pois ele garante a máxima economia e ainda diminui o impacto causado ao meio ambiente.

Mas a Toyota não vai parar por aí. 

A montadora estabeleceu seis desafios que pretende cumprir até 2050. Todos com o intuito de diminuir o aquecimento global, utilizar de maneira mais sustentável os recursos naturais ou então otimizar recursos hídricos.

Veja quais são eles:

  • Reduzir em até 90% as emissões de CO2 dos veículos.
  • Acabar com a emissão de CO2 durante o ciclo de vida da cadeia produtiva (desde a fabricação até a reciclagem de veículos).
  • Emissão zero de CO2 nas fábricas.
  • Redução global da quantidade de água utilizada e a purificação dos recursos hídricos para devolução ao meio ambiente.
  • Investimento na economia circular com ações, como utilização de materiais reciclados, aumento da durabilidade das peças e fabricação de veículos a partir de modelos usados.
  • Plantio de árvores nas fábricas, atividades de conservação ambiental nas proximidades das instalações e educação ambiental

 

A Terrasol está em concordância com o Desafio Ambiental Toyota 2050 e se coloca ao lado da montadora para colaborar com o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Venha conhecer nossos modelos híbridos, como o Camry e a RAV4, e ajude você também a mudar o planeta.

 

Solicite um Test-Drive

Olá .

Sua mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato